Sunday, November 7, 2010

QiBao - Veneza Chinesa


No terceiro dia da viagem para Shanghai, fomos até o bairro histórico de QiBao, localizado a 20 km do centro de Shanghai. Como a cidade tem uma malha metroviária excelente, foi possível irmos até lá de metrô! Demorou mais ou menos 40 minutos, mas foi uma viagem muito fácil e tranquila do hotel até lá.

QiBao é um bairro que tem mais de 1000 anos e é possível ver como as construções e o estilo milenar marcam bastante a arquitetura do local. Além disso, é um dos poucos lugares onde é possível ver uma cidade na água sem precisar se distanciar muito dos centros.

O significado de QiBao é "Sete Tesouros" e, uma das estórias para o nome do bairro, é que existiam 7 tesouros, sendo um deles um sino de bronze (o da foto ao lado) que, segundo o mito, simplemente apareceu de lugar nenhum. Dos 7 tesouros, historiadores, conhecem e confirmam que existem pelo menos 4 (há provas).

Atualmente, é um bairro bem comercial, cheio de pequenas lojinhas que, durante o feriado, estavam lotadas, assim como as ruas. Haviam tantas pessoas, que eram possível não acontecer o empurra-empurra igual ao que sempre vemos perto do Natal nas ruas de São Paulo. Mesmo assim, a experiência de andar por esse bairro sui generis foi incrível, sendo possível imaginar como era, quase 1000 anos atrás, esse vilarejo.

Além de diversas roupas tradicionais (ou não), espadas (fiquei de olho em algumas, quem sabe da próxima não compro alguma), miudezas em geral sendo vendidas, QiBao ainda conta com um programa cultural interessante, como museu de caligrafia, a casa de um famoso escultor e pintor, uma casa de penhores de algumas centenas de anos e muitas outras exposições. É como disse a Tati ao fazer a sugestão do lugar: um lugar turístico que os estrangeiros normalmente não conhecem (não encontramos nenhum por lá).

Se você for para Shanghai e já viu os pontos turísticos padrão, QiBao deve ser sua próxima parada, pois é o antigo dentro do novo! Vale a pena demais ver!

No comments:

Post a Comment