Monday, November 8, 2010

Coisas que {me irritam | me apetecem}

Nesses 2 meses que estou aqui, já passei por várias situações: algumas muito interessantes, de grande aprendizado, outras, situações adversas do dia a dia e outras, estórias que são até engraçadas se eu não fosse o personagem central delas.

De qualquer forma, nesses 2 meses, descobri 2 coisas que sempre acontecem aqui e que me irritam profundamente. Vamos à elas:

1 - Sacolas plásticas (falta de)
Em todo o lugar onde você vai fazer compra, você precisa pedir uma sacola. Normalmente lojas de roupa, já fornecem esse 'mimo' automaticamente e sem custo adicional (afinal, é um valor considerável qualquer peça de vestuário), mas supermercados e até lojas de eletrônicos não costumam dar. Sempre peço, mas muitas vezes, eles não tem. Por exemplo, tive que carregar meu aspirador e PS3 debaixo do braço depois de comprar. Ainda bem que aqui não tem ladrões no meio da rua, ou eu estaria perdido.
Aqui, acho que é falta de hábito mesmo, uma cultura que já nasceu assim, "No Bags". Agora, o que realmente me irrita é a conversinha de que, ao não distribuir sacolas plásticas, as pessoas vão poluir menos o ambiente. Afinal, a maioria usa as sacolinhas plásticas para colocar lixo, ou seja, são reaproveitadas. Com essa nova onda no Brasil, os supermercados querem se isentar da responsabilidade de dar sacolas (portanto diminuindo o seu cu$to) e fazem isso tentando convencer as pessoas que é para o bem do planeta. Me diga, você, por causa disso, não vai ter que comprar mais sacos de lixo preto para colocar o seu lixo da mesma forma? Pois é, isso ninguém está levando em conta....

2 - Furar fila
Isso eu já achava bastante irritante no Brasil, mas aqui isso é potencializado de uma forma absurda. No restaurante, por exemplo, ninguém consegue ficar esperando atrás enquanto a pessoa da frente está pedindo a comida ou se servindo; no ônibus, não há uma fila para entrar, mas um amontoado de pessoas; nos lugares de atendimento, se não está uma muvuca e tem uma fila, o cidadão que fica atrás de você está colado de forma que dá para sentir a respiração da sua nuca.
É o que costumamos dizer aqui: parece que toda a vez que tem um ônibus, um trem, um elevador ou uma fila para qualquer coisa, é como a fila para fugir do inferno! Ninguém consegue esperar o próximo; ou, se você dá um espaço, entra alguém na frente!

Ok, ok.. Chega de extravasar. Já que falamos de 2 coisas irritantes, vamos falar também de 2 coisas que me apetecem.

1 - Honestidade
As pessoas são honestas por aqui. Um exemplo foi quando peguei um taxi e, ao invés de dizer Lao Waitan, disse Wu Waitan e o motorista entendeu errado e começou a ir para o lado errado da cidade. Depois de uns 3 quarteirões, percebi o erro e expliquei novamente o endereço. Chegando lá, a corrida - claro - deu alguns trocados a mais que uma corrida direta sem o desvio. Ele queria me devolver dinheiro pela confusão e eu, mais que rapidamente, me neguei a receber de volta.

2 - Sempre tentam ajudar
Não é incomum ver os chineses querendo ajudar quando percebem que estamos precisando. A Érica, esposa do Thiago, tem várias dessas estórias e, inclusive, um post sobre o assunto. Meu exemplo é no supermercado, quando eu estava comprando 2 embalagens de sabão de 1 L e a promotora me indicou a de 3 L pelo mesmo preço e que vinha com um brinde - 500 mL a mais.

Não sou muito de escrever o dia a dia, até porque eu não tenho a paciência necessária, mas já deu para ter uma idéia da diferença de cultura, mesmo nos pequenos detalhes? Isso é #TheChinaExperience

No comments:

Post a Comment