Sunday, January 9, 2011

Vida Noturna Parte II


Voltando a um assunto de bastante interesse: a vida noturna aqui na China, ou, mais especificamente, em Ningbo (falarei sobre Shanghai num próximo post). Como já havia descrito na parte I, as baladas chinesas são bem diferentes das nossas.

Dessa vez tenho algumas fotos e vídeos para trazer da abstração da cabeça do leitor (que ficou no post acima citado) para a realidade. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras!

Vamos começar pelo Natal: na noite do dia 25, obviamente o tema era Natal e, além de estarmos utilizando os famigerados gorros de Papai Noel, a balada estava repleta de temas natalinos, inclusive com performance dos DJs / grupos de dança trajados a rigor natalino!

Eu não tenho muita certeza porquê (e também não arrisquei perguntar), mas o tema dessa semana da balada estava relacionado com atividades lúdicas. Como é possível ver na foto ao lado, haviam alguns palhaços fazendo balões e jogando jan-ken-pô com a galera por aqui. Nos dois dias que fui nesse clube o tema era o mesmo.

Contudo, esqueça os palhaços e veja o show desse bartender! Além de uma habilidade incrível (eu nunca tinha visto nenhum fazendo como ele), ainda ganhamos drinks de graça depois da performance. Incrível como aqui sempre consigo drink, bebida e/ou comida sem custo nenhum...





It is AWESOME!

Saturday, January 8, 2011

Como pegar um taxi em Ningbo


De todos os meios de transportes disponíveis aqui na China, o taxi é o que mais utilizo uma vez que o escritório fica a 1 quilômetro do minha residência e posso ir à pé para lá. Sendo assim, o taxi é a forma de voltar para casa do centro, da balada, dos restaurantes, etc. Ao contrário do Brasil, essa forma de transporte é muito popular entre pessoas físicas pois o custo é bastante baixo. Uma 'viagem' de 5 quilômetros aqui custa não mais que 5 reais, ou 20 RMB.
Contudo, pegar taxi aqui requer algumas manhas que aprendi na tentativa e erro e por necessidade.

Então vamos às dicas:

  • Não utilize 'cab' para se referir ao taxi. Não é uma palavra comum aqui e, toda a vez que eu uso-a (90% das vezes), ninguém entende do que eu estou falando.
  • Ande sempre com um papel com o endereço de onde você está morando/hospedado e o do seu trabalho. Pronunciar o nome do lugar dificilmente é factível e ainda mais quando o tom errado pode te levar a um outro lugar.
  • Não espere que o taxista entenda sequer uma palavra de inglês. Até hoje somente peguei um taxi cujo motorista sabia falar (e falou bem, foi conversando bastante comigo até o destino)
  • Especificamente aqui em Ningbo, na data desse post, embora a bandeirada apareça no visor como sendo 10 RMB, são, na verdade, 11. Meses atrás o valor foi reajustado, mas os taxímetros não foram atualizados. Para as outras cidades, como Shanghai e Hangzhou, por exemplo, a bandeirada é aquela que aparece no visor. Portanto, sempre tente se informar sobre qualquer regra especial no taxi antes de se aventurar sozinho.
  • Saiba onde são os lugares bons para se pegar um taxi, pois isso será útil em diversas situações. Por exemplo, perto de Tyiani Square, o melhor lugar é em frente ao Heilu Shopping onde os taxis fazem a curva. Uns 300 metros depois há muita gente querendo pegar taxi e esse ponto acima citado, é quase que caminho obrigatório para eles.
  • Saiba qual é o horário no qual há troca de frota. Normalmente, os veículos pertencem à companhia e os motoristas apenas os utilizam durante um horário. Em Ningbo, há um troca de turno por voltas 17h; então entre 16h30 e 18h é bastante difícil conseguir um taxi. Nessas ocasiões, planejamento é essencial para não ficar preso em algum ponto da cidade.
  • Conheça o horário no qual os ônibus deixam de circular à noite, pois os taxis começam a ficar bastante concorridos e você possivelmente não vai conseguir ganhar de nativos na disputa :)
  • Ainda sobre o tópico acima, para tudo há uma alternativa: dividir o taxi. Já fiz isso uma vez e realmente me salvou no horário de rush, permitindo que eu chegasse ao meu destino e pudesse apreciar uma Corona gelada. Aqui perto de onde moramos, entre 21h e 22h é muito difícil conseguir um veículo livre, pois é o horário que as pessoas estão indo para casa depois de passear no Wanda Plaza (um shopping que fica ao lado) e os ônibus já pararam de passar.
Embora no post eu fale especificamente de Ningbo, acredito que essas dicas valem para várias cidades por aqui, mudando os horário e lugares.

Travel safe!