Saturday, January 8, 2011

Como pegar um taxi em Ningbo


De todos os meios de transportes disponíveis aqui na China, o taxi é o que mais utilizo uma vez que o escritório fica a 1 quilômetro do minha residência e posso ir à pé para lá. Sendo assim, o taxi é a forma de voltar para casa do centro, da balada, dos restaurantes, etc. Ao contrário do Brasil, essa forma de transporte é muito popular entre pessoas físicas pois o custo é bastante baixo. Uma 'viagem' de 5 quilômetros aqui custa não mais que 5 reais, ou 20 RMB.
Contudo, pegar taxi aqui requer algumas manhas que aprendi na tentativa e erro e por necessidade.

Então vamos às dicas:

  • Não utilize 'cab' para se referir ao taxi. Não é uma palavra comum aqui e, toda a vez que eu uso-a (90% das vezes), ninguém entende do que eu estou falando.
  • Ande sempre com um papel com o endereço de onde você está morando/hospedado e o do seu trabalho. Pronunciar o nome do lugar dificilmente é factível e ainda mais quando o tom errado pode te levar a um outro lugar.
  • Não espere que o taxista entenda sequer uma palavra de inglês. Até hoje somente peguei um taxi cujo motorista sabia falar (e falou bem, foi conversando bastante comigo até o destino)
  • Especificamente aqui em Ningbo, na data desse post, embora a bandeirada apareça no visor como sendo 10 RMB, são, na verdade, 11. Meses atrás o valor foi reajustado, mas os taxímetros não foram atualizados. Para as outras cidades, como Shanghai e Hangzhou, por exemplo, a bandeirada é aquela que aparece no visor. Portanto, sempre tente se informar sobre qualquer regra especial no taxi antes de se aventurar sozinho.
  • Saiba onde são os lugares bons para se pegar um taxi, pois isso será útil em diversas situações. Por exemplo, perto de Tyiani Square, o melhor lugar é em frente ao Heilu Shopping onde os taxis fazem a curva. Uns 300 metros depois há muita gente querendo pegar taxi e esse ponto acima citado, é quase que caminho obrigatório para eles.
  • Saiba qual é o horário no qual há troca de frota. Normalmente, os veículos pertencem à companhia e os motoristas apenas os utilizam durante um horário. Em Ningbo, há um troca de turno por voltas 17h; então entre 16h30 e 18h é bastante difícil conseguir um taxi. Nessas ocasiões, planejamento é essencial para não ficar preso em algum ponto da cidade.
  • Conheça o horário no qual os ônibus deixam de circular à noite, pois os taxis começam a ficar bastante concorridos e você possivelmente não vai conseguir ganhar de nativos na disputa :)
  • Ainda sobre o tópico acima, para tudo há uma alternativa: dividir o taxi. Já fiz isso uma vez e realmente me salvou no horário de rush, permitindo que eu chegasse ao meu destino e pudesse apreciar uma Corona gelada. Aqui perto de onde moramos, entre 21h e 22h é muito difícil conseguir um veículo livre, pois é o horário que as pessoas estão indo para casa depois de passear no Wanda Plaza (um shopping que fica ao lado) e os ônibus já pararam de passar.
Embora no post eu fale especificamente de Ningbo, acredito que essas dicas valem para várias cidades por aqui, mudando os horário e lugares.

Travel safe!

2 comments:

  1. Boas dicas!! Nós fazemos as mesmas coisa e enfrentamos a mesmas dificuldades!! Sem contar a emoção que é andar de taxi aqui!! muita adrenalina!!

    ReplyDelete
  2. Muito boa as dicas. Pegar um taxi por aqui eh mesmo uma aventura (mas o que não eh uma aventura aqui na China?!?!) hehehe
    Minha dica eh arranjar um taxi-book, ao menos aqui em NingBo tem e ajuda muito!

    ReplyDelete