Thursday, September 23, 2010

Culinária Chinesa I / Chinese Food I

Claro que eu não pretendo falar sobre toda a culinária chinesa em um post apenas e ainda mais estando aqui a menos de 2 semanas, mas aos engraçadinhos de plantão, vou começar com:




(muitos já me perguntaram isso)

Embora noodles (macarrão chinês) seja um alimento bastante popular aqui, não sei se existe por aqui esse tipo de comida que normalmente no Brasil é considerado 'comida chinesa'. Ouvi dizer que o yakisoba chines que conhecemos vem de uma cidade portuária, talvez Macau.... Caso eu descubra a verdade, escrevo aqui mais tarde.

Cada região da China tem o seu próprio estilo de comida (assim como acontece com muitos países) e, por ser um país muito vasto, os pratos devem variar bastante. Aqui em Ningbo, uma cidade litorânea, peixes e frutos do mar são bastante comuns segundo o pessoal que mora aqui. Estamos chegando na época onde há fartura de pescado (outono) e acho que em breve devo ver mais frutos do mar nos restaurantes.

Falando em restaurante, normalmente almoçamos em um dos 4 restaurantes que ficam na entrada do prédio da Ci&T, sendo 3 de comida chinesa e 1 de Taiwan. Apenas a título de curiosidade, vai uma foto do meu almoço de ontem (no escritório mesmo por causa do tempo).



Como podem ter notado, bastante verduras, arroz, uma sopa (à esquerda) o prato principal (à direita). No caso, beef with curry (bastante apimentado!).
Uma boa dica: escolha bem os pratos, pois vários são bastante apimentados e quem não está acostumado vai sofrer :)

Uma curiosidade que me vem à mente agora é que, no Wal-Mart, são vendidos camarões, siris, peixes e até tartarugas (todos vivos!), pois aparentemente as pessoas gostam de comer alimentos frescos. Vou tentar tirar uma foto lá no mercado...

Para finalizar, assim como todo o país com um mínimo de infraestrutura, existem restaurantes de outras nacionalidades também. Segue abaixo foto de um restaurante japonês que fomos para comemorar a entrega e um projeto daqui.



4 comments:

  1. Bacana, a comida é até bonitinha, haha, melhor que muita "marmitex"por aqui, né?
    e os preços?
    Tira foto do Wal-Mart sim, apesar de eu ficar com dó das tartaruguinhas, coitadas!!

    Abraços BT!

    ReplyDelete
  2. Esqueci de mencionar no post. As comidas dos restaurantes perto da Ci&T são bem baratas.. Gasto entre 13 RMB e 20 RMB, o q dá aí entre R$3,5 e R$5 por um almoço generoso.

    ReplyDelete
  3. Já foi no McDonalds ou no KFC aí? Esse sim é barato de assustar! Hehehe!

    O yakisoba que a gente tem aqui até são "acháveis" na China, mas como os pioneiros da emigração Chinesa foram os cantoneses, dá pra apostar que a maior parte das comidas chinesas que os ocidentais conhecem veio de algum lugar da província de Cantão (eventualmente até de Hong Kong).

    Cara, em Ningbo tem um prato típico que os ningboneses adoram, um tipo de tofu fedido pra caramba! Se você vier a comer, me conte se é bom, porque eu realmente não suporto o cheiro mas fiquei curioso pra experimentar!

    Boa sorte aí!!

    ReplyDelete