Thursday, September 30, 2010

O número 4

Algo bastante curioso aqui, mas não tão estranho assim é que vários prédios não possuem os andares com número 4. "Por quê?", pergunta o leitor desavisado.

Na cultura chinesa, alguns números são considerados favoráveis e outros, infelizes. O número 4 aqui é muito parecido com o 13 para as culturas ocidentais.

Nesse caso específico, o som da pronúncia de 4 (四 sì), é muito parecido com o som da palavra morte (死 sǐ). Embora a palavra seja quase que homônima ao ser romanizada, a entonação no final é um pouco diferente.

O número 8 (八 bā), ao contrário é sinal de boa sorte, pois o som é similar ao som de fortuna (发 fā).

Quando eu fui comprar o meu número de celular aqui na China Mobile, os chips que continham 8, custavam 150 元 enquanto os outros números custavam 70 元. Eu, claro, escolhi o mais barato, afinal, podia ter 8's mas não era nem um pouco mais fácil de decorar :)

2 comments:

  1. Muito bom!!!
    Vale lembrar que eles "estendem" o conceito de quatro mais do que nós com o treze. Por exemplo, como na sua foto aí dá pra ver que não tem 4, 14, 24....
    Eles chegam a ser supersticiosos a ponto de não reservarem as mesas 4, 14, 24, 34 (...) pros jantares de casamento.
    Mas eles têm superstições ruins e boas com relação a números. A data do meu casamento foi cuidadosamente escolhida entre várias possíveis de acordo com os números.
    Eles têm várias superstições como "o número 2 é bom porque coisas boas vêm em pares" ou "o número 3 é bom porque o som 三 (san1) é parecido com 生 (sheng1), e por aí vai! Praticamente todos os números têm algum bônus ou ônus e tem coisas que chegam a soar estúpidas - como aluguéis de apartamentos mais baratos por causa do número na rua ou no prédio - se você pechinchar com o dono por causa do número eles nem discutem e baixam o preço! Bizarro!

    ReplyDelete
  2. Hauhauahuahuahau Esse lance do 4 é foda... Tirei até uma foto da tabela de preços dos celulares... claro que eu comprei o que tinha um monte de 4, beeem mais barato... hahaha

    ReplyDelete