Monday, September 20, 2010

Primeiras Impressões / First Impressions

Creio que não há melhor post para abrir o blog que falar sobre as primeiras impressões ao pisar nessa terra de cultura e conhecimentos milenares. Por isso, vou começar com: "Esqueça o seus pré-conceitos sobre a China, esqueça a imagem do cenário da Chun-li em Street Fighter 2, esqueça os antigos filmes de kung-fu ou os desenhos norte americanos".

Hoje o país é bastante grandioso em tudo que faz, cidades novas, prédios altíssimos, ruas largas, carros novos e um estilo de vida de dar inveja ao ocidente em desenvolvimento.


Chegada: Aeroporto
Começando pelo aeroporto de Beijing (Pequim): logo após o avião pousar, ele ficou quase 10 minutos taxiando até chegar na plataforma onde desembarcaríamos, então imagine o tamanho das pistas desse aeroporto.



Trânsito
O próximo choque cultural foi andar de taxi pela cidade de Ningbo (onde fica o escritório da Ci&T Pacific). Os taxis são carros antigos (como Santanas, Voyages) mas os outros carros nas ruas são 90% daqueles considerados alto padrão no Brasil (Corollas, Civics, Audis, Mercedez-Benz, Mazdas e vários Chevrolets que eu não tinha a menor idéia que existiam e que não existem no nosso mercado interno). Conversando com as pessoas que mora aqui, descobri que, em dólares, o preço desses carros versão luxo com banco de couro, teto solar (que é bem comum aqui.. notei que uns 30 ou 40% dos carros tem), etc é cerca de 1/3 do valor dos mesmos modelos na versão normal aí nas terras tupiniquins.
Posso dizer que tudo o que se refere à trânsito é bem diferente aqui. Já falei sobre os carros, mas até aí talvez consigamos ver a mesma situação em outros países. A grande 'explosão de cabeça' vem na hora que você nota que na maioria dos cruzamentos, os carros podem virar à esquerda, ir em frente ou virar à direita! E, segurem-sem em suas poltronas, muitas vezes o sinal está aberto em mais de um sentido ao mesmo tempo (por exemplo, estão vindo carros na pista contrária do seu lado esquerdo e você pode virar à esquerda). Complicado? Sim, mas eles dão um jeito.... Acho que o trânsito e a sensação de como ser um pedestre perdido no meio de tudo isso vale um post à parte, porque ainda nem comecei a falar das bicicletas e bicicletas motorizadas!


(clique para ampliar)

Visite o álbum no windows live: http://cid-3a1b495768a4b5c2.photos.live.com/browse.aspx/China

8 comments:

  1. Massa BT, legal a idéia do blog, assim fica mais fácil reunir as imagens e os seus comentários sobre o oriente!! Mais uma vez BOA SORTE aí, e nos mantenha atualizados!

    []s
    KH

    ReplyDelete
  2. Hey maninho!

    Gostei da idéia! Boa sorte!

    ReplyDelete
  3. Legal, Braian!

    Continue mandando notícias...

    []s,

    Vitor

    ReplyDelete
  4. Cool BT!!!

    Abs,
    Bruno

    ReplyDelete
  5. mto legal Brahian. continua sempre atualizando pra gente conhecer um poco da china tb! rsrs
    abç

    ReplyDelete
  6. Adorei o blog!! Desejo boa sorte mais uma vez...

    Um abraço

    ReplyDelete
  7. Po, quanto ao lance "Cenário Chun-Li", bem... Acho que você ainda não foi pras microcidadezinhas por aí! Tirei uma foto num lugar IGUALZINHO ao cenário da Chun-Li! heouheouhe!

    Boa sorte!

    ReplyDelete
  8. Massa Braian! Esse lance de trânsito é uma comédia, tem uns videozinhos no meu blog, se quiser pega lá e posta aqui, dá prá ter bem uma noção boa de como é...

    ReplyDelete