Thursday, December 16, 2010

Primeira neve @ Ningbo




Já tínhamos sentido o inverno chegar, mas faltava um 'detalhe' para a experiência completa: a neve!

Embora todas as previsões apontassem para neve na quinta feira (hoje), ontem fomos surpreendidos com a primeira neve desse inverno (espero que não a última) e, mesmo os nativos, ficaram excitados com a visão da mesma.


Hoje pela manhã estava bastante frio e a neve cobria o telhado de diversos prédios, assim como os jardins e partes das calçadas. Foi uma cena incrível de ver logo que acordei pela manhã e olhei para baixo aqui do alto!

Indo para o trabalho, o Alexandre e eu parecíamos 2 crianças brincando com a neve e tirando fotos. Algumas delas podem ser conferidas aqui no post. As outras, no Facebook!








E que venha mais neve :)


Monday, December 6, 2010

Fazendo amigos


Qual o maior desafio em morar em um lugar novo? Normalmente, conhecer novas pessoas, claro! Ainda mais quando se está num país onde a cultura é diferente e a língua é uma barreira muitas vezes intransponível em dado momento.

Mesmo assim, num país com tantas diferenças culturais, é possível encontrar pessoas das quais nos tornamos caros e que eventualmente viramos amigos, seja para dividir uma cerveja no fim de semana, seja para ajudar a se ambientar ou mesmo dividir uma viagem.



Por natureza, estou longe de ser aquele tipo de pessoa sociável a ponto de fazer amizade na fila do banheiro, mas às vezes nos surpreendemos com o tipo de desafio que enfrentamos e a forma que os superamos. Esse breve post é sobre a minha experiência com pessoas que conheci aqui (ou seja, os brazucas não contam, pois estão mais para família que amigos).

Nada melhor que começar pelas primeiras pessoas que conheci por aqui (ou melhor, do Brasil mesmo), como o Tony e o Bala que, além de trabalharem juntos, ainda dão suporte a quase tudo que se refere à cultura chinesa e perguntas óbvias de estrangeiros. Também são os caras que me ensinam algumas palavras muito 'importantes' para usar no dia a dia, como 'mulher bonita' (meinv), playboy (Huashinan) e por aí vai :)




À lista, posso adicionar a Ann, uma Ningbonesa apresentada por um brasileiro (conhecido meu do Brasil), que estudou na cidade e vive atualmente por aqui. Ela me apresentou diversos dos bares e lugares que conheço, e, foi através dela, que aprendi o jogo Liar's Dice, sobre o qual eu falei no meu último post.



Ainda nem comecei a contar as diversas pessoas que conheci nos bares daqui, sejam as bartenders do Elsa's Pub (uma virou amiga!), ou um francês louco que banca o "idiota invisível"* quando bebe além da conta, ou um cantonês-filho-de-indianos-neto-de-espanhóis-que-fala-cantonês-hindu-inglês-mandarim-e-espanhol ou um noruguês que mora no Brasil há 20 anos e chegou conversando comigo em português para a minha total falta de reação e espanto! São tantas pessoas com diferentes backgrounds e motivações que a vontade de conversar com o estranho logo ao lado para saber de onde é oriundo e o que ele faz da vida torna-se quase que incontrolável.




Nesse último fim de semana conheci um sujeito chamado Michael, holandês, estagiário e que está sozinho aqui pela empresa para ajudar a abrir o escritório! Não podiam ter mandado um cara melhor para ser um beer mate! A conversa começou com um 'Hey man, where are you from?' 'Holland, and you?' 'Brazil' e daí em diante enveredou para diferenças culturais, Johnny Cash, Dire Straits, cerveja, sinuca e futebol. Marcamos de beber novamente no dia seguinte no mesmo lugar e lá estávamos, fazendo feio na sinuca e, depois de algum tempo, dançando no meio do bar com todo mundo! Certamente no fim de semana estaremos lá novamente, aprendendo expressões em chinês com as bartenders, falando sobre música, mulheres, jogando sinuca e claro, bebendo uma gelada, mesmo nesse frio :)


Esses 3 meses tem sido uma ótima experiência, principalmente no fator humano e de relacionamento, já que a diferença de costumes e pensamentos FAZ diferença no dia a dia. Mas ainda tem um longo caminho pela frente e novas amizades estão por vir! Sejam aqui ou em qualquer outro lugar do mundo!


Assim, somente me resta dizer China is a journey, not a destination


*Definição de idiota invisível pelo Proença: "eu conheço como idiota invisível: quebra copos, olha pra b#@ da mulher dos outros, não consegue falar uma frase até o final... e por ai vai...."
**Coloque o mouse sobre as imagens para legenda