Thursday, September 30, 2010

Almoço despedida Faiz


Hoje foi o último dia do Faiz (Faiz-san, como é chamado pelo time) na sua rápida estadia na China e nada melhor que fazer um super together (como a galera aqui chama esse tipo de comemoração) e ir num restaurante legal.

Aqui, antes de sentar-se à mesa, são escolhidos os vegetais, carnes, peixes e frutos do mar que irão ser servidos. Aqueles que você escolher, são os que vão para a mesa, literalmente!


E um detalhe: o importante é a comida estar fresca... às vezes tão fresca que está viva na hora da escolha.

Se me lembro bem, tivemos: cogumelo com carne de porco (apimentado!!!), peixe de Ningbo, macarrão de vegetais (aquele macarrão transparente), pepino, beef (como ele chamam a carne bovina cozida), frango frito, tofu, rice cake (bolinho de arroz da região) com vegetais, bolinho de abóbora (bom demais!), um tipo de ostra (comprida, mas bem saborosa) e siri! Claro que não faltou arroz e chá!


Como podem ver, é uma tradição ter a mesa redonda com o prato giratório no centro para as pessoas dividirem a comida. E quanta comida! Ainda não acostumei com a fartura dos almoços e jantares e - meu feeling - sobrar comida não é sinal de desperdício!






Faiz, have a nice trip back to India and an even nicier trip to Japan! Take care, booze partner!


O número 4

Algo bastante curioso aqui, mas não tão estranho assim é que vários prédios não possuem os andares com número 4. "Por quê?", pergunta o leitor desavisado.

Na cultura chinesa, alguns números são considerados favoráveis e outros, infelizes. O número 4 aqui é muito parecido com o 13 para as culturas ocidentais.

Nesse caso específico, o som da pronúncia de 4 (四 sì), é muito parecido com o som da palavra morte (死 sǐ). Embora a palavra seja quase que homônima ao ser romanizada, a entonação no final é um pouco diferente.

O número 8 (八 bā), ao contrário é sinal de boa sorte, pois o som é similar ao som de fortuna (发 fā).

Quando eu fui comprar o meu número de celular aqui na China Mobile, os chips que continham 8, custavam 150 元 enquanto os outros números custavam 70 元. Eu, claro, escolhi o mais barato, afinal, podia ter 8's mas não era nem um pouco mais fácil de decorar :)

Wednesday, September 29, 2010

Transporte / Transportation




Aqui existem diversos tipos de transporte, carros, taxi, bicicletas elétricas, ônibus, trem, metrô e, um dos mais interessantes, os triciclos pedalados :)

No grandes centros aparentemente é comum ter esse tipo de transporte que pode substituir o taxi em uma corrida rápida / curta. (1- 3 km).



Normalmente custa 5 元 (yuam) - pouco mais de 1 real -, enquanto o mínimo num taxi é 11 元 (3 reais). É uma mão na roda quando está chovendo e tenho que ir para o trabalho!

Thursday, September 23, 2010

Culinária Chinesa I / Chinese Food I

Claro que eu não pretendo falar sobre toda a culinária chinesa em um post apenas e ainda mais estando aqui a menos de 2 semanas, mas aos engraçadinhos de plantão, vou começar com:




(muitos já me perguntaram isso)

Embora noodles (macarrão chinês) seja um alimento bastante popular aqui, não sei se existe por aqui esse tipo de comida que normalmente no Brasil é considerado 'comida chinesa'. Ouvi dizer que o yakisoba chines que conhecemos vem de uma cidade portuária, talvez Macau.... Caso eu descubra a verdade, escrevo aqui mais tarde.

Cada região da China tem o seu próprio estilo de comida (assim como acontece com muitos países) e, por ser um país muito vasto, os pratos devem variar bastante. Aqui em Ningbo, uma cidade litorânea, peixes e frutos do mar são bastante comuns segundo o pessoal que mora aqui. Estamos chegando na época onde há fartura de pescado (outono) e acho que em breve devo ver mais frutos do mar nos restaurantes.

Falando em restaurante, normalmente almoçamos em um dos 4 restaurantes que ficam na entrada do prédio da Ci&T, sendo 3 de comida chinesa e 1 de Taiwan. Apenas a título de curiosidade, vai uma foto do meu almoço de ontem (no escritório mesmo por causa do tempo).



Como podem ter notado, bastante verduras, arroz, uma sopa (à esquerda) o prato principal (à direita). No caso, beef with curry (bastante apimentado!).
Uma boa dica: escolha bem os pratos, pois vários são bastante apimentados e quem não está acostumado vai sofrer :)

Uma curiosidade que me vem à mente agora é que, no Wal-Mart, são vendidos camarões, siris, peixes e até tartarugas (todos vivos!), pois aparentemente as pessoas gostam de comer alimentos frescos. Vou tentar tirar uma foto lá no mercado...

Para finalizar, assim como todo o país com um mínimo de infraestrutura, existem restaurantes de outras nacionalidades também. Segue abaixo foto de um restaurante japonês que fomos para comemorar a entrega e um projeto daqui.



Monday, September 20, 2010

Primeiras Impressões / First Impressions

Creio que não há melhor post para abrir o blog que falar sobre as primeiras impressões ao pisar nessa terra de cultura e conhecimentos milenares. Por isso, vou começar com: "Esqueça o seus pré-conceitos sobre a China, esqueça a imagem do cenário da Chun-li em Street Fighter 2, esqueça os antigos filmes de kung-fu ou os desenhos norte americanos".

Hoje o país é bastante grandioso em tudo que faz, cidades novas, prédios altíssimos, ruas largas, carros novos e um estilo de vida de dar inveja ao ocidente em desenvolvimento.


Chegada: Aeroporto
Começando pelo aeroporto de Beijing (Pequim): logo após o avião pousar, ele ficou quase 10 minutos taxiando até chegar na plataforma onde desembarcaríamos, então imagine o tamanho das pistas desse aeroporto.



Trânsito
O próximo choque cultural foi andar de taxi pela cidade de Ningbo (onde fica o escritório da Ci&T Pacific). Os taxis são carros antigos (como Santanas, Voyages) mas os outros carros nas ruas são 90% daqueles considerados alto padrão no Brasil (Corollas, Civics, Audis, Mercedez-Benz, Mazdas e vários Chevrolets que eu não tinha a menor idéia que existiam e que não existem no nosso mercado interno). Conversando com as pessoas que mora aqui, descobri que, em dólares, o preço desses carros versão luxo com banco de couro, teto solar (que é bem comum aqui.. notei que uns 30 ou 40% dos carros tem), etc é cerca de 1/3 do valor dos mesmos modelos na versão normal aí nas terras tupiniquins.
Posso dizer que tudo o que se refere à trânsito é bem diferente aqui. Já falei sobre os carros, mas até aí talvez consigamos ver a mesma situação em outros países. A grande 'explosão de cabeça' vem na hora que você nota que na maioria dos cruzamentos, os carros podem virar à esquerda, ir em frente ou virar à direita! E, segurem-sem em suas poltronas, muitas vezes o sinal está aberto em mais de um sentido ao mesmo tempo (por exemplo, estão vindo carros na pista contrária do seu lado esquerdo e você pode virar à esquerda). Complicado? Sim, mas eles dão um jeito.... Acho que o trânsito e a sensação de como ser um pedestre perdido no meio de tudo isso vale um post à parte, porque ainda nem comecei a falar das bicicletas e bicicletas motorizadas!


(clique para ampliar)

Visite o álbum no windows live: http://cid-3a1b495768a4b5c2.photos.live.com/browse.aspx/China